sistema prisional

Delegado afirma que apenado encontrado morto não tinha sintomas de coronavírus

18.302


style="width: 25%; float: right;" data-filename="retriever">Um homem de 42 anos foi encontrado morto em uma cela da Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), na tarde deste domingo. Conforme informações do delegado penitenciário regional da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Anderson Prochnow, em nenhum momento ele apresentou quaisquer sintomas de infecção por coronavírus.

Presídios gaúchos têm restrições nas visitações devido ao coronavírus

Segundo o delegado, durante a última semana, o detento havia apresentando problemas de tireoide, sendo encaminhado para atendimento na rede externa de saúde, fora da penitenciária. No domingo, às 9h30min, após alegar aos agentes penitenciários que não estava passando bem, foi acionado o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). O preso foi medicado e autorizado pelo médico a voltar para a cela às 11h20min. Às 13h30min, apenados que dividiam a mesma cela avisaram que ele estava passando mal, constatando o óbito em seguida. O nome do preso não foi informado.

- Ele possuía um histórico de problemas de tireoide, solicitou atendimento na nossa enfermaria e durante a semana e no dia do óbito recebeu medicação e voltou caminhando para cela. Às 13h30min, foi constatado o óbito. Quero frisar que esse apenado não apresentava nenhum sintoma da Covid-19, nenhum sintoma. Estão circulando informações de que foi Covid-19. Isso não é real, isso é uma fake news, que nada nos ajuda neste momento - diz o delegado.

Está com suspeita de coronavírus? Saiba onde procurar ajuda em Santa Maria

O local foi isolado, higienizado no mesmo dia e, conforme procedimento de praxe, e aguarda-se a Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias (IGP). O delegado não soube informar se haverá coleta de material do apenado morto para realização de exames de coronavírus.

Cada cela da Pesm tem quatro beliches que comportam, no mínimo, oito presos.

OUTRAS MEDIDAS
Todos os presídios da 2ª Região Penitenciária da região adquiriram materiais como pulverizadores para higienização, termômetros de verificar febre à distância, máscaras e álcool gel, seguindo orientações da  da Seapen/Susepe e do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP) de Porto Alegre. 





Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Morte de jovem no Beco do Beijo é tratada como feminicídio

Jovem é morta a tiros em Santa Maria Próximo

Jovem é morta a tiros em Santa Maria

Polícia/Segurança